quarta-feira, 21 de março de 2018

Cuidados na Maternidade



O nascimento de um filho, além de encher a família de alegria, é um momento que a atenção se volta para o bebê. Mas durante este período, o cuidado com a mãe é muito importante. Ela também passou por momentos intensos, em alguns casos até por uma cirurgia, como em um parto cesáreo.

O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade.

Porém, os cuidados da maternidade começa bem antes deste período. Por isso que indico o Cuidados da Maternidade. São dois ebooks que tem opinião de 11 profissionais sobre essa fase tão bonita e delicada na vida das mulheres, e também dos homens, onde você terá acesso a informações de: nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, coachings, enfermeiros(as), e muitos outros.

Eles estarão falando sobre vários assuntos, como:
  • aleitamento materno,
  • nutrição na gestação,
  • depressão pós-parto,
  • educação para os pais a cuidarem dos bebês,
  • dicas para pais de crianças especiais,
  • crescimento profissional para as mulheres que são, ou serão, mães,
  • coaching para mães e pais que criam seus filhos sozinhos,
  • fases da gestação,
  • mudanças psicológicas durante a gestação,
  • técnicas para cuidar do bebê,
  • e muito mais.

Para as mamães que acabaram de ter bebê, o Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados para o período do puerpério. O blog separou alguns deles, extraídos da Caderneta da Gestante para ajudar neste momento tão especial:

Se o parto foi normal

Se houve corte próximo à vagina (episiotomia), mantenha a cicatriz bem limpa, lavando-a com sabonete durante o banho ou após fazer suas necessidades, e secando bem o local.
A região em cicatrização pode ficar dolorida. Os pontos devem cair sozinhos.

Se o bebê nasceu de cesariana

Mantenha a cicatriz bem limpa, lavando com sabonete durante o banho e secando-a bem. Os pontos deverão ser retirados de 8 a 10 dias, na Unidade de Saúde.

O útero estará voltando ao tamanho normal. Por isso é comum ter cólicas, que, às vezes, aumentam durante a amamentação. Por mais ou menos um mês pode acontecer uma secreção que sai pela vagina, que no início é como um sangramento e depois vai diminuindo e clareando gradativamente.

Se houver dor na parte de baixo da barriga, sangramento vaginal com cheiro desagradável e febre, o recomendado é procurar rapidamente uma Unidade de Saúde. Pode haver um quadro de infecção que necessita de tratamento.

A mãe passou por transformações da gestação e do parto, e poderá se sentir frágil e insegura em alguns momentos. Se esses sentimentos aparecerem, é fundamental lembrá-la de que esta fase é passageira e que logo ela e o bebê estarão mais confortáveis nesta nova vida.

Não deixe de conhecer o Cuidados na Maternidade - Material de qualidade para gestantes e mãe.

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter