segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

4 motivos para cursar a faculdade de Enfermagem

 

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover e restabelecer a saúde das pessoas. Caso não tenha o dom ou interesse em se doar, procure outra carreira.

E se você está em dúvida sobre qual carreira seguir, continue lendo esse artigo e conheça os 4 motivos que reunimos para você refletir se o curso de enfermagem é o ideal para o seu futuro profissional.

1. Oportunidade de ajudar o próximo

A enfermagem traz essa nobreza: a oportunidade de trabalhar ajudando a salvar vidas. É gratificante quando a profissão que você escolhe também é uma forma de se humanizar. Cuidar do outro e lidar bem com todas as implicações que isso traz é para pessoas que estão dispostas a atuar não apenas como profissionais, mas como verdadeiros seres humanos.

E com a enfermagem acontece isso. Você aprende a se colocar no lugar do outro, além de desenvolver atributos fundamentais como a paciência, que é tão importante no setor de saúde.

Esse talvez seja o maior motivador na hora de escolher a enfermagem como profissão, e isso é ótimo. Então, se você sempre se imaginou fazendo o bem e ajudando as pessoas, o curso de enfermagem é indicado para você.

2. Amadurecimento emocional

Trabalhar nessa área requer, além de conhecimentos técnicos e científicos, grande respeito pelo ser humano, além da capacidade de atuar com ética e maturidade. A verdade é que lidar com a dor e as emoções dos outros faz com que o profissional diariamente se veja em situações em que é necessário ter controle emocional. Isso resulta em um desenvolvimento pessoal e maturidade que nem sempre é possível em outras profissões.

E apesar da rotina estressante de procedimentos difíceis e alguns até vitais, os enfermeiros sabem o quanto é gratificante ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade. O quanto é possível crescer com essas situações e que na verdade ambos ganham, afinal, quem ajuda está também se ajudando, não é mesmo?

3. Grande demanda de mercado

Outro motivo tentador para fazer enfermagem é que a profissão está em alta. Segundo um estudo recente feito pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), os profissionais de enfermagem são mais requisitados que os médicos.

A enfermagem é a segunda profissão com maior número de postos de trabalho no Brasil, perdendo apenas para os profissionais de Tecnologia da Informação. Animador, não é mesmo?  Isso significa que a enfermagem, ao contrário do que acontecia no passado, é hoje uma profissão bastante valorizada.

A verdade é que o enfermeiro será sempre um profissional bem requisitado, principalmente porque nos últimos anos vem crescendo a preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, além do aumento da expectativa de vida que faz com que áreas como a geriatria se destaque.

4 - Flexibilidade de horários

A carga horária de um enfermeiro é de 6 horas diárias por posto de trabalho ou plantões de 12 horas dependendo do local. Essa flexibilidade de horário é ótima para quem quer ter mais de um emprego e aumentar o salário.

Você pode controlar seus horários escolhendo quais dias da semana trabalhar ou, se for o caso, nos fins de semana. Além disso, existem os plantões noturnos que são ideais para quem tem outros compromissos durante o dia. Você tem que concordar que flexibilidade de horário é uma vantagem que nem todas as profissões têm, não é mesmo?

Aí estão os motivos. Quem sabe, essa pode ser a profissão da sua vida!

Popular

Contato

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Newsletter