quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Nutrição: tipos de alimentação e conceito de nutrientes

http://www.newhosp.com.br/wp-content/uploads/2015/03/newhosp-dia-saude-nutricao.jpg

A Nutrição é muito importante para a saúde das pessoas.

O profissional que lida com a alimentação das pessoas deve ter todas as ferramentas possíveis para receitar o melhor para a nossa saúde.
A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral. A primeira ocorre quando o alimento é colocado diretamente em uma área do tubo digestivo (geralmente o estômago ou o jejuno) através de sondas que podem entrar pela narina ou boca ou por um orifício feito por cirurgia diretamente no abdômen do paciente, juntamente com outro orifício gastro-intestinal usado no processo digestivo. A nutrição parenteral é a que é feita quando o paciente é alimentado com preparados para administração diretamente na veia, não passando pelo tubo digestivo (como o soro nas veias, quando se está impossibilitado de ingerir alimentos via oral).

A nossa alimentação, seja oral, seja parenteral, deve ser feita com equilíbrio de nutrientes.Os nutrientes são substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e mineirais.

Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia.

As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

O nutricionista deve estar atualizado para saber qual o melhor forma de receitar os nutrientes. Os  8 cursos online de especialidades em Nutrição ajudam nesse processo.

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter