segunda-feira, 25 de julho de 2016

Terapias complementares podem aliviar o câncer de próstata

 http://cs.i.uol.com.br/cienciaesaude/2012/03/19/acupuntura-1332166549820_956x500.jpg
Após o diagnóstico do câncer de próstata, o paciente é orientado pelo médico que o acompanha a realizar uma série de tratamentos, em alguns casos, é sugerido também as terapias complementares e alternativas.
O termo "complementar" é usado para se referir a tratamentos realizados junto com as terapias convencionais. E as terapias alternativas são usadas em lugar de um tratamento médico padrão.  Entre os métodos dessas terapias estão inclusos: vitaminas, ervas e dietas especiais ou outros métodos, como, por exemplo, acupuntura ou massagem.
O papel das terapias complementares e alternativas é atuar no alívio dos sintomas causados pelo câncer de próstata e proporcionar melhores condições para o organismo do paciente conseguir se manter em equilíbrio e forte para o tratamento da doença.
Os métodos de tratamento complementares não são oferecidos como cura para o câncer. Eles complementam o tratamento regular. Um dos exemplos é o uso da meditação para reduzir o estresse, acupuntura para ajudar a aliviar a dor, ou chá de hortelã para aliviar as náuseas.
Um ponto relevante está nos tratamentos alternativos. É preciso ter cuidado, pois eles podem constituir perigo ou tem efeitos colaterais potencialmente fatais. No entanto, segundo especialistas, o maior perigo na maioria dos casos é que o paciente pode perder a chance de ter um tratamento médico padrão. E atrasos ou interrupções nos tratamentos médicos podem dar à doença mais tempo para evoluir, tornando menos eficaz o tratamento padrão.
Por que utilizar as terapias complementares e alternativas?
É fácil entender porque os pacientes com câncer de próstata logo pensam em métodos alternativos. Eles querem fazer de tudo para lutar contra o câncer, e a ideia de um tratamento sem efeitos colaterais parece ótima. Muitas vezes, tratamentos médicos como a quimioterapia podem ser difíceis ou podem já não estar dando o resultado esperado. Mas, a verdade é que a maioria das terapias alternativas e complementares não são cientificamente comprovadas para o tratamento do câncer de próstata.

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter