terça-feira, 19 de maio de 2015

A nutrição nas diferentes fases da vida

http://www.bolsademulher.com/files/2014/03/dieta-5-2-salada.jpg

A alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O acompanhamento de um profissional auxilia muito no desenvolvimento da educação alimentar de cada pessoa.  Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, por isso é sempre bom o auxílio de um nutricionista, que poderá oferecer uma dieta individualizada, rica e variada.

Saber como deve ser uma boa alimentação e como a alimentação influencia numa gama de doenças traz. Para manter o profissional atualizados, temos o Cd de Nutrição Geral, que tem uma reunião de artigos e matérias de cursos realizados sobre nutrição. Mostra atuação de academias hospitais, clubes, clínica, escolas e sua importância.

Cada fase da vida necessita de uma demanda energética e nutricional diferente. Na infância, quando ocorre a formação e o crescimento, uma alimentação balanceada é essencial para o organismo. Qualquer deficiência, por mínima que seja, pode afetar gravemente o desenvolvimento da criança. Ela deve receber desde cedo orientação para uma alimentação adequada e comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. O consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional não deve ser estimulado.
Na adolescência não é diferente. Nesta etapa da vida, as necessidades nutricionais são grandes e por isso é muito importante manter uma alimentação equilibrada. Essa fase tem um fator agravante para a nutrição. Os adolescentes desejam ter corpos esbeltos e para conseguir alcançar a magreza muitas vezes fazem dietas absurdas, sem o acompanhamento de um profissional. Essa busca pelo corpo magro associada às deficiências causadas pela falta de nutrição adequada pode desenvolver severas patologias e transtornos alimentares como bulimia e anorexia.
 
 Já a etapa adulta é mais uma manutenção. Se a pessoa teve uma boa base alimentar, não terá problemas nesta fase. Agora, se ela traz um histórico de alimentação inadequada, a reeducação alimentar pode auxiliar na busca do organismo saudável.
 
Na fase idosa, a nutrição também pode auxiliar na proteção contra doenças e no tratamento de algumas patologias.  À medida que a pessoa envelhece, suas necessidades energéticas diminuem, mas a dependência de nutrientes aumenta. Assim, nesta etapa, valoriza-se a ingestão de alimentos com alto valor nutricional.

Se o profissional quiser se atualizar em Nutrição Esportivas, temos o Cd de Nutrição Esportiva.

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter