quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Exercícios de Codman no Ombro

http://www.24orenews.it/images/2014_4/tendinite-no-bicipes.jpg

Hoje abordaremos um protocolo importante para fisioterapeutas, principalmente em tratamentos de lesões no ombro.

Os exercícios de Codman, ou exercícios de pêndulo, como também são conhecidos, consistem basicamente na realização de uma automobilização por meio de movimentos circulares e pendulares com o braço, obtidos com movimentos suaves do tronco, sem a contração de qualquer músculo do ombro. Estes exercícios ajudam a aliviar a dor através de movimentações oscilatórias com leve tração e dão mobilidade precoce as estruturas articulares e líquido sinovial. A ênfase do exercício está em manter o ombro e o braço o mais relaxados possível. 

Neste sentido, existe uma discordância entre os profissionais quanto ao uso de pesos durante a execução deste exercício. Alguns argumentam que para relaxar bem, o paciente não deveria segurar nenhum peso, enquanto outros defendem que o peso ajudaria no alongamento e tração da glenoumeral., ambos os lados têm bons argumentos, e ainda não há estudos definitivos sobre o assunto.

Os exercícios pendulares de Codman são uma forma simples e custo eficaz para diminuir a dor e restaurar a amplitude de movimento do ombro após uma lesão ou cirurgia. Estes exercícios incorporam três padrões distintos de movimento do ombro: circundução, flexão e extensão (para frente e para trás) e abdução horizontal (de um lado para o outro) , que auxiliaram na recuperação da paciente.

Veja CDS e DVDs e Fisioterapia

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter