quinta-feira, 3 de outubro de 2013

HIdrojump: diversão e benefícios à saúde


Uma coisa é fato: é muito mais fácil e prazeroso se manter saudável quando o exercício praticado não é visto como uma obrigação e sim como um momento divertido. É nesse sentido que apresentamos uma alternativa esportiva que não é assim tão nova, mas que ainda é pouco conhecida nas academias gaúchas: o Hidro Jump. Trata-se de uma aula realizada dentro da água sobre um minitrampolim que mistura exercícios aeróbicos e localizados e que possibilita significativa redução no impacto e um alto gasto calórico.

Hidroginástica em Gestantes

Hidrojump


Os exercícios aquáticos por si só já são diferenciados, visto que a água favorece o relaxamento da musculatura, facilitando a execução dos movimentos. Normalmente, segundo a educadora física Fabíola Cracco, eles são indicados "para prevenção e reabilitação de lesões, correção postural e fortalecimento muscular", proporcionando, portanto, diversos benefícios. Inclusive, ela destaca que a pressão que a água exerce sobre o corpo estimula a circulação e aumenta o retorno venoso, sendo, portanto, muito indicado para quem tem tendência a varizes.

O Hidro Jump é uma aula divertida que melhorar o condicionamento físico ao mesmo tempo em que aprimora a coordenação motora, o equilíbrio e a força. Com capacidade de queimar de 400 e 500 calorias, ele fortalece glúteos, abdômen e pernas, reduzindo os percentuais de gordura e prevenindo a osteoporose. Fabíola, que é pioneira no Hidro Jump em Porto Alegre, pontua que "a ação das molas da cama elástica, associada à pressão da água, promove um efeito parecido com a drenagem linfática". Ou seja, ótima notícia para a mulherada, pois a modalidade é uma grande aliada na prevenção e combate à celulite. Além disso, salienta Fabíola, "assim como qualquer atividade aeróbica, diminui os riscos coronarianos, o stress e a ansiedade".

A aula tem duração de aproximadamente 45 minutos e sugere-se que seja praticada no mínimo três vezes por semana. Fabíola afirma que não há grandes restrições quanto a praticantes, porém é indicada para maiores de 13 anos, enquanto gestantes ou pessoas com artrose severa ou labirintite devem passar longe.

Veja os principais benefícios do Hidro Jump:

  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória
  • Favorece a circulação sanguínea
  • Melhora a postura, a coordenação motora, o equilíbrio e a força
  • Aumenta o tônus muscular
  • Previne e combate a celulite
  • Reduz os riscos coronarianos (nos vasos sanguíneos do coração), o stress e a ansiedade
  • Diminui o percentual de gordura corporal

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter