segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vantagens e desvantagens do ensino a distância


As vantagens da educação à distância, são
:
☺Alternativa aos problemas sócio-econômicos da educação
☺Reforço da aprendizagem continuada
☺Indução ao autodidatismo e autonomia na aprendizagem
☺Mais economia

Todo esse conjunto de vantagens, favorecem à educação nacional, proporcionando a formação de indivíduos mais interessados no seu desenvolvimento pessoal e na sua contribuição com a sociedade. Alías, atualmente, é uma exigência do mundo globalizado, o desenvolvimento das competências individuais, principalmente no âmbito intelectual e da informática, visto que a informatização é utilizada em escala mundial. Além dos conhecimentos didáticos,o aluno adquiri autonomia, pois ele será responsável por seu desenvolvimento, muito mais que no ensino presencial, e também há o reforço da aprendizagem continuada, pois aprender é um exercício constante.

As Desvantagens:

☻algumas aulas presenciais, o que inviabiliza o estudo para algumas pessoas
☻qualidade dos conteúdos programáticos e algumas instituições
☻ Desvalorização das certificações
☻ Descontextualização
☻ Evasão dos cursos entre 60% e 90%

A presença para a realização de provas precisa ser desconsiderada, é necessário deixar o preconceito e principalmente as instituições assumirem que essa é uma forma educativa sim. Se houverem "pormenores", haverá a inviabilização do estudo para algumas pessoas,que devido a falta de tempo para freqüenta-lo se evadirão do curso.

Os meios governamentais, através do MEC, deverão fiscalizar as entidades que aproveitam-se da "onda" e colocam cursos, sem interesse pedagógico e muito caros no mercado.

Ainda no Brasil, há um preconceito em relação ás novas concepções pedagógicas, leia-se, com auxílio da informática em um contexto moderno, onde informação faz parte do "capital" do ser humano, do seu valor social.

O curso de EAD, assim como qualquer outro, precisa verificar a realidade do aluno, é necessário questionar o mesmo, no intuito de saber, o seu grau cognitivo.

A ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância) verificou que na América do Sul a evasão da ead especificamente ocorre porque em outras regiões essa alternativa educativa é amplamente divulgada, além de ter um investimento maior que nos países latinos.

Essa evasão é devido á qualidade dos cursos, a desvalorização do mercado em relação aos certificados e a falta de motivação do aluno.

Somente quando as pessoas conscientizarem-se da importância de sua atitude pessoal em relação á aquisição de conhecimento aliada ás tecnologias, é que a ead terá uma procura e valorização maior.

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter