domingo, 27 de junho de 2010

Engenharia Elétrica


A engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo.

De observar que, em Portugal, todos os Engenheiros Eletricistas recebem a designação genérica de "engenheiros eletrotécnicos", independentemente da sua especialização ser emeletrotécnica propriamente dita, em eletrônica ou em outro ramo da engenharia elétrica.

No que concerne à energia elétrica, envolve basicamante a:

Geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares);
A Transmissão ou o Transporte (linhas de transmissão de alta tensão) (AT) e extra alta tensão (EAT);
A Distribuição e utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos);
Telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão, internet);
Informática;
Eletrônica.



O engenheiro eletricista está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio. Além disso, planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. Dependendo de sua especialização, esse profissional pode se dedicar a outros mercados, ampliando as chances de contratação. 

Em Eletrônica, ele estará habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento decomponentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais eclínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências. Além das concessionárias deenergia, o graduado encontra emprego em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadores de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação.

Popular

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contato

Contato

Newsletter