sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cuidados ao efetuar sua compra


Não forneça seus dados a qualquer um
Não coloque o número de seu cartão de crédito, conta bancária ou outros dados privados em sites de lojas desconhecidas. Prefira as redes das maiores e mais conhecidas lojas online, que costumam investir em segurança.

Procure o certificado digital
Verifique, sempre, se a loja possui um certificado digital de segurança. Este certificado tem dois fins: indicar que o site em que você se encontra é verdadeiro e não apenas uma cópia do original; e garantir que os dados privados trocados entre seu computador e o servidor da loja sejam criptografados no caminho, o que impede que sejam decifrados mesmo se forem capturados. Se o site não possuir um certificado digital, não faça compras nele.

Certifique-se de que o site é seguro
Os indicativos visuais de um site seguro, isto é, que possui um certificado digital, são a expressão "https" na barra de endereços do navegador e o símbolo do cadeado fechado em algum ponto da barra inferior do programa. No entanto, isto não basta, pois já foram detectados golpes que imitam estes indicativos usando imagens estáticas. Para se certificar da segurança do site, você deve clicar no cadeado e exibir seu certificado digital. Neste documento constam o endereço do site para o qual o certificado foi emitido, a empresa que o emitiu, a data de validade e o status do mesmo (se é válido ou não), e outras informações relevantes. Também é possível exibir o documento clicando com o botão direito do mouse sobre a página a ser verificada e, em seguida, em "Propriedades". Caso haja alguma irregularidade, seu navegador emitirá um alerta. Se, ao clicar no cadeado, este não exibir um certificado, cuidado: você provavelmente está num site forjado.

Mantenha sistema e navegador atualizados
A autenticidade de um certificado digital é verificada pelo seu próprio navegador, que já traz embutida uma lista de empresas certificadoras e de padrões confiáveis. No entanto, há bugs (falhas de programação) que possibilitam forjar um site falso de modo que pareça legítimo. Para evitar estes bugs é essencial que você mantenha seu navegador rigidamente atualizado, não importa qual seja o fabricante do programa. Igualmente importante é manter o sistema operacional atualizado com as últimas correções de segurança.

Não compre produto anunciado em spam
Não compre em lojas online que anunciam seus produtos por meio de spam (mensagens não solicitadas enviadas em massa). Já foram detectados sites de lojas online criadas por golpistas em provedores legítimos especializados nestes serviços, e que serviam única e exclusivamente para capturar os dados de crédito dos consumidores. Para atrair os internautas, os golpistas enviavam spams a milhares deles, com ofertas tentadoras. A compra, aparentemente, era feita normalmente, mas os produtos não eram entregues e, mesmo que fossem, a técnica servia apenas para reunir números de cartões de crédito e documentos em geral, que seriam posteriormente usados de forma fraudulenta. Mesmo se o spam se referir a uma loja autêntica, esta é uma prática comercial condenada entre os defensores da ética e privacidade online, por isso tais mensagens devem ser desconsideradas.

Popular

Contato

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Newsletter